Tipos de Arquivo

No Salamandra, você pode configurar como o programa irá lidar com seus áudios de uma forma geral através das Configurações e elas serão aplicadas a todos os áudios.

Porém, para arquivos como Comerciais, Vinhetas e afins, pode ser necessário fazer uma configuração diferente. Essa configuração você pode fazer através dos Tipos de Arquivo.

Para acessar a configuração dos Tipos de Arquivo, vá no menu Ferramentas > Tipos de Arquivo.

Cadastro de Tipos de Arquivo

Ao abrir o menu de Tipos de Arquivo, você verá a tela abaixo:

Cadastro de Tipos de Arquivo
Cadastro de Tipos de Arquivo

Como pode ver, há alguns tipos previamente cadastrados para faixas de Line In, Comando, Locução de Hora, entre outros.

Após configurar seus tipos, é necessário clicar no botão Confirmar para salvá-lo! Se você clicar no botão Cancelar, ou no botão de Fechar (X), todas as suas alterações serão perdidas.

Para criar um novo tipo customizado, clique no botão 'Novo Tipo', na parte inferior esquerda da Tela.

Identificadores

Ao criar um novo tipo, você terá então a opção de editar os Identificadores. Os identificadores são a informação que o Salamandra utiliza para entender como detectar se um áudio é deste tipo.

Cadastro de Tipos de Arquivo
Cadastro de Tipos de Arquivo

Em Nome (1) você pode definir um nome para o Tipo do Arquivo, como Comerciais, Vinhetas, etc. Esta informação é apenas para sua visualização pessoal e não influenciará em nada no funcionamento do programa.

Já os outros atributos podemos dividir em informações que o Salamandra buscará para identificar o arquivo e forma que a informação poderá ser encontrada.

Informações para Identificação

O Identificador (2) é um texto que será buscado pelo Salamandra nos dados do arquivo. Por exemplo, "@COMERCIAL" é uma informação que o Salamandra buscará no Nome do Arquivo.

Todos os arquivos que tiverem esse dado no nome serão pertencentes ao tipo de arquivo Comercial.

Informações para Identificação
Informações para Identificação

As pastas também são outra forma de identificar um arquivo. Neste exemplo, todos os arquivos contidos em "G:\Rádio\Comerciais\" serão considerados do tipo de arquivo Comercial.

Em caso de pastas, esta forma de identificação se aplica a pasta e também a suas subpastas.

Informações para Busca

Temos então a forma de guiar o Salamandra para encontrar o Tipo de Arquivo para uma faixa de áudio. São os atributos de Tipo do Identificador (3) e Forma de Busca (4).

Para o Tipo do Identificador, é possível escolher o Nome do Arquivo, ou as tags mp3 de Artista, Título ou Comentário. O Salamandra então buscará a informação do Identificador em qualquer parte de um desses quatro campos registrados no arquivo.

No exemplo, um arquivo que tenha "@COMERCIAL" em QUALQUER parte seu nome será considerado do tipo de arquivo Comerciais.

A Forma de Busca é uma informação que deve ser considerada de forma cuidadosa. É possível escolher entre duas opções: Identificador OU Pasta ou Identificador E Pasta.

Informações para Busca
Informações para Busca

Para a forma de busca Identificador OU Pasta, o Salamandra verificará se o arquivo pertence as pastas listadas em um Tipo, ou se ele contém o Identificador em um dos seus campos.

No exemplo acima, se o arquivo tiver "@COMERCIAL" em seu nome ele será do tipo Comerciais, mas mesmo que não tenha, se ele estiver contido na pasta "G:\Rádio\Comerciais\", ele será do tipo Comerciais.

A imagem abaixo ilustra outra situação:

Informações para Busca
Informações para Busca - Identificador "E"

Para este, que está com Identificador E Pasta, o arquivo de áudio terá que conter "VHT" em sua tag de Título e TAMBÉM estar contido na pasta "G:\Rádio \Vinhetas\" para ser considerado como um arquivo de tipo Vinhetas.

Somente ter a informação no Título ou estar contido na pasta não será o suficiente para ser deste tipo de arquivo, mas AS DUAS condições deverão ser atendidas para ser considerado como pertencente ao tipo Vinheta. Desta forma, caso você tenha outras pastas que também tenham arquivos com a informação "VHT", eles não serão afetados por este tipo.

Informação

No geral, será utilizado apenas a forma Identificador e Pasta. Com ela, é possível apenas escolher as suas pastas para ativar um tipo. Não é nem mesmo necessário ter um Identificador, podendo ficar um nome padrão.

Porém, mesmo que seus arquivos não obedeçam a nenhuma nomenclatura, ainda assim é uma boa prática definir um nome como identificador, para que nenhum outro arquivo fique associado acidentalmente a um tipo.

Ordem dos Tipos

Os Tipos de Arquivos são aplicados com uma ordem de preferência de cima para baixo. Digamos que tenhamos dois identificadores: "Vinheta" e "Vinheta Curta", sendo que a pasta de "Vinhetas Curtas" esteja dentro da pasta de vinhetas.

Observe na imagem abaixo, o tipo Vinhetas está acima do novo tipo Vinhetas Curtas.

Exemplo de Subpasta
Exemplo de Subpasta

Pela ordem de preferência, é posssível que os áudios que deveriam ser associados ao tipo Vinhetas Curtas NUNCA sejam, funcionando apenas o tipo Vinhetas. Mas porquê?

Digamos que tenhamos um áudio chamado "@VHTCURTA - Essa é a nossa rádio.mp3". Ele está na pasta "G:\Radio\Vinhetas\Vinhetas Curtas". Ele atende todos os critérios do tipo "Vinhetas Curtas", então deveria funcionar corretamente.

Porém, observe, ele também atende a todos os critérios do tipo Vinhetas!

Em seu título contém "@VHT" e ele está em uma subpasta de "G:\Radio\Vinhetas". Como o tipo "Vinhetas" está acima, o Salamandra o verificará primeiro, percebendo que o áudio atende a todos estes critérios, fazendo a associação primeiro para o tipo "Vinheta". Por isso é importante a ordenação, para que se evite um risco de colisão.

Para que o Salamandra possa identificar ambos os tipos corretamente, eles devem ser ordenados da seguinte forma:

Ordenação dos Tipos de Arquivo
Ordenação dos Tipos de Arquivo

Assim, primeiro o Salamandra verificará os critérios de "Vinhetas Curtas", associando corretamente os áudios deste tipo. Caso um áudio não atenda aos critérios de "Vinheta Curta", ele então verificará os critérios do tipo "Vinheta".

Este processo de organização é de bastante importância, principalmente quando se envolve subpastas ou identificadores que podem se confundir. Caso contrário, o Salamandra poderá associar os arquivos de forma incorreta, por causa da ordem de preferência.

Assim, é possível criar tipos específicos e tipos gerais.

Configurações Customizadas

Para cada tipo de arquivo, é possível configurar os seguintes atributos:

  • Entrelaçar - Nesta aba ficam as configurações de mixagem. Você pode ativar aqui a mixagem ou desativar para este tipo específico, além de configurar os parâmetros.
  • Exportar Metadados - Nesta aba você pode configurar o que será exportado como metadado para este tipo de arquivo, além da arte que será exportada. Note que para estes parâmetros funcionar, a exportação de metadados deve estar ativada.
  • Extra - Nesta aba é possível configurar parâmetros extras, caso você não deseje que apareça este tipo no Histórico ou que não se exporte metadados para ele.