Criando a Playlist
Adicionando Faixas de Áudio
Para adicionar faixas a playlist, você pode utilizar o menu Playlist, onde você terá a opção de adicionar os diversos tipos de faixa suportados pelo Salamandra, como faixas de áudio, locuções de hora, arquivos aleatórios, entre outras.
Você também tem o botão mais (+) na barra superior, para adicionar arquivos de áudio e a opção principal, que é a aba de Explorador, onde você busca a pasta com músicas e clica com o botão direito do mouse para ver as opções.

Além disso, você pode também arrastar diretamente do Explorador interno do Salamandra para a playlist, sem a necessidade de clicar com o botão direito.

É possível também arrastar arquivos direto do explorador de arquivos do sistema para a sua playlist. Se você não estiver conseguindo, veja a seção sobre Permissões de Acesso no tutorial de instalação.

As faixas da playlist também podem ser reordenadas arrastando e soltando, para que você possa fazer colocar as músicas na ordem que deseja.
Adicionando Faixas Aleatórias
As opções acima se referem a arquivos de áudio, mas você também pode adicionar faixas aleatórias na playlist. Essas faixas são faixas especiais que sorteiam um áudio qualquer de uma pasta ou sub-pastas.
Você pode usar o menu Playlist para adiciona-lás. É possível também adicionar as pastas do Explorador do Salamandra com o botão direito ou arrastando, e também arrastando do Explorador do Windows.

Existem dois tipos de pastas aleatórias:
- Pasta aleatória padrão - Ideal para materiais como comerciais, vinhetas e outros materiais não musicais. Estas pastas sorteiam os arquivos de uma pasta até que não tenha mais nenhum disponível, depois reinicia.
- Pasta aleatória com separação - Ideal para músicas. Estas pastas sorteiam um arquivo aleatório, respeitando as regras de separação de artista e faixa definidas no menu Ferramentas > Regras de Separação Musical.
A pasta padrão não obedece as regras de separação, sorteando de forma completamente aleatória, porém é garantida de esgotar todos os arquivos de uma pasta antes de repetir.
A pasta com separação obedece as regras de separação, mas não garante que usará todos os arquivos da pasta. Desde que uma música respeite as regras definidas, ela estará disponível para seleção.
Você pode ver mais detalhes sobre as pastas com separação no tutorial de separação musical.
Salvar e Abrir a Playlist
Para manter uma playlist já montada salva, basta utilizar o menu Arquivo > Salvar ou o botão de disquete na Barra de Ferramentas. Para abrir uma playlist salva, basta utilizar o menu Arquivo > Abrir ou o botão de pasta na Barra de Ferramentas.

Após montar a playlist, basta configurar o Modo da Playlist e utilizar os Controles do Player para começar a tocar. Também é possível montar a playlist enquanto o player está tocando, para adicionar faixas durante uma programação ao vivo, por exemplo.
Tipos de Faixas
O Salamandra conta com uma variedade de tipos de faixa para montar sua programação. Você pode ver os detalhes abaixo:

- Arquivos de Áudio: Faixas de arquivos de áudio comuns como wav, mp3, wma, ogg, flac, entre outros.
- Stream da Internet: Reproduz uma URL da internet. Caso você especifique uma duração, tocará até o fim da duração, reconectando caso a internet caia. Sem a duração, tocará infinitamente, até que finalize o arquivo ou caia a conexão.
- Arquivo aleatório de pasta: Toca um arquivo aleatório de uma pasta selecionada. Esgota todos os arquivos da pasta antes de repetir.
- Arquivo aleatório de pasta (com separação): Toca um arquivo aleatório de uma pasta selecionada, respeitando as regras de separação.
- Entrada de Linha: Funciona como a Stream da Internet, mas com a entrada de linha configurada nos Dispositivos de Áudio.
- Locução de Horário: Locução automática que fala a hora. É necessário ter os áudios configurados para funcionar corretamente.
- Locução de Temperatura: Locução automática que fala a temperatura. É necessário ter os áudios configurados para funcionar corretamente.
- Locução de Umidade: Locução automática que fala a umidade. É necessário ter os áudios configurados para funcionar corretamente.
- Arquivo de Playlist: Para arquivos .m3u e .lst, troca a playlist atual pela da faixa. Para arquivos .rot, .seq, .slrot e .slseq, toca a rotação ou sequência determinada.
- Planilha de Eventos: Para arquivos .slsche ou .sche. Troca a planilha de eventos atuais pela da faixa.
- Parar Playlist: Ao tocar essa faixa, dará um Stop na playlist.
- Pausa: Gera uma pausa cronometrada, gerando um silêncio num tempo escolhido pelo usuário.
- Executável ou Arquivo de Texto: Arquivos .exe, .bat, .txt ou .html. Abrirão no programa padrão definido no Windows.
- Ativar/desativar Carimbos: Ativam e desativam os carimbos ao ser executadas.
- Ativar/desativar Detector de Silêncio: Ativam e desativam o detector de silêncio ao serem executadas.
Formatos de Playlist
Há três tipos de formatos diferentes para as playlists do Salamandra. Os comportamentos descritos abaixo se referem quando a playlist for uma faixa, seja adicionada diretamente na playlist ou então através de um evento programado. Se você abrir a playlist via menu Arquivo, todas elas abrirão da mesma forma e funcionarão do mesmo modo.
- Formatos de Lista (.m3u e .lst): São os formatos principais para as playlists musicais. Estes formatos, ao tocarem no player, substituem a playlist que está tocando no momento pela referente a da faixa.
- Formatos de Sequência/Bloco (.slseq e .seq): São os formatos principais para blocos comerciais. Estes formatos, ao tocarem no player, tocarão todas as faixas contidas nele para então seguir a próxima faixa do player.
- Formatos de Rotação (.slrot e .rot): São os formatos para rotações. Estes formatos, ao tocarem no player, tocará uma faixa contida nele, seguindo a ordem de cima para baixo, para então seguir a próxima faixa do player.
Formatos legados
Os formatos legados são lst, seq e rot. Estes formatos são aceitos no Salamandra apenas para retrocompatibilidade com outros softwares. Estes formatos armazenam as faixas que você criou, mas não são capazes de armazenar informações extras.
Em faixas como URL, Line In e Faixas Aleatórias, você tem a opção de editar atributos. Para se utilizar destes atributos deve se salvar no formato m3u, slseq ou slrot.
Caso você salve uma playlist em um formato legado, todas as customizações feitas em uma faixa serão perdidas. Neste caso, ao abrir a playlist novamente, os atributos das faixas customizadas serão restaurados para os padrões do Salamandra.
Info
Se você não tiver a necessidade de utilizar as playlists em outros softwares e utilizará apenas no Salamandra, o recomendável é salvar apenas nos formatos m3u, slseq e slrot.
Dessa forma todas as informações de suas playlists estarão salvas por inteiro e você não perderá a oportunidade de utilizar novas funções que venham a surgir em atualizações futuras.