Mixagem e Fade

Na aba de Mixagem e Fade você encontra todas as opções que controlam a mixagem do Salamandra. As configurações abaixo definem a plástica da transição entre os áudios, com diversos parâmetros que se combinam entre si.

Aba de Configuração Mixagem e Fade
Aba de Configuração Mixagem e Fade

Vamos entender um por um dos parâmetros com os exemplos abaixo.

Opções de Mixagem

As opções de entrelaçamento são o que controlam a posição onde a música irá mixar com a outra. São as três opções abaixo.

Aba de Configuração Mixagem e Fade
Aba de Configuração Mixagem e Fade
  • Ativar entrelaçamento - Esta opção define um ponto de mixagem mínimo para o áudio a partir do final. Na imagem acima está definido 3 segundos, então em uma música de 3 minutos, mixará aos 2:57, por exemplo.
  • Detectar ponto de mix da faixa por nível - Esta opção torna a mixagem dinâmica. Isso significa que o Salamandra procurará um ponto no áudio com o nível em db a partir do fim, iniciando da mixagem mínima.
  • Não permitir que ponto de mix passe de - Esta opção é ativada apenas quando a deteção de ponto de mix está ativa. Ela limita até onde a mixagem dinâmica poderá varrer o áudio em busca de um novo ponto de mixagem.

Mixagem Dinâmica

A mixagem dinâmica é o que move o ponto de mixagem para um nível específico, deixando a mixagem mais fluída entre as músicas e removendo silêncios desnecessários.

No exemplo abaixo, configuramos igual na imagem acima: entrelaçamento em 3 segundos e o restante desativado.

Somente o Entrelaçar Ativado
Somente o Entrelaçar Ativado

Observe o traço vermelho, que representa o ponto de mixagem. Com a mixagem padrão em 3 segundos, para uma música de 03:58, ele então mixa em 3:55.

Ao ativarmos a opção de detectar ponto de mix da faixa por nível com -10db, o Salamandra automaticamente procurará um ponto de -10db desde o fim da faixa, a partir do ponto mínimo de mixagem, ou seja: em 3:54, 3:53, 3:52, etc - até encontrar um ponto de -10db.

Na música de exemplo, o ponto é encontrado em 3:47. Obsreve na imagem abaixo, como o traço vermelho se moveu em relação a mixagem anterior.

Entrelaçar e Detectar ponto de mix ativado
Entrelaçar e Detectar ponto de mix ativado

A mixagem dinâmica procura o ponto sem um limite pré-definido. Caso chegue ao início da música (a faixa inteira abaixo do nível em dbs), ele então usará o ponto de mixagem mínima.

Porém, para faixas que tem um trecho no fim mais silencioso, o ponto de mixagem pode viajar para um ponto bem distante do fim. Observe os mesmos parâmetros, mas sendo utilizado, com outra música de exemplo.

Entrelaçar e Detectar ponto de mix ativado
Entrelaçar e Detectar ponto de mix ativado

Na música acima, que dura 06:42, o ponto de mixagem foi definido 04:35, que é muito distante do fim. Para evitar essas situações, vamos ativar não permitir que ponto de mix passe de 12 segundos.

Dessa forma, temos a mixagem abaixo para esta música, definida em 06:30, que é o limite máximo a partir do final (06:42 - 12 segundos).

Entrelaçar, Detectar ponto de mix e Não permitir que ponto de mix passe ativados
Entrelaçar, Detectar ponto de mix e Não permitir que ponto de mix passe ativados

Dessa forma as três opções podem ser combinadas para fazer uma mixagem de acordo com o que você considera interessante para sua rádio.

Mixagem de Arquivos Curtos

Além da mixagem padrão, você pode também configurar um tratamento para arquivos curtos. O tratamento abaixo é aplicado somente para quando o tamanho do arquivo é menor que a mixagem definida em ativar entrelaçamento.

Tratamento para Arquivos Curtos
Tratamento para Arquivos Curtos

Por padrão, o Salamandra vem com a opção de não mixar ativa, para não engolir os arquivos curtos. Você pode escolher as três opções abaixo:

  • Não mixar - Não aplica nenhum ponto de mix no arquivo.
  • Mixar inteiro - Mixa o arquivo inteiro com a próxima faixa.
  • Mixar após tocar (%) - Após tocar uma porcentagem definida do arquivo, faz a mixagem.

Fades

Você pode configurar os tempos de fade nas opções abaixo.

Tempos de Fade
Tempos de Fade
  • Ativar fade in - Ativa o fade in, isto é, o fade no início da música, indo do volume zero ao volume máximo no tempo específicado.
  • Ativar fade out - Ativa o fade out, isto é, o fade no final da música, indo do volume máximo ao zero no tempo específicado.

Opções de Fade Out

Para tornar o fade de saída da música mais dinâmico, há duas opções extras.

  • Fade out junto com entrelaçamento - Ao ativar essa opção, o fade out é feito no ponto de mix.
  • Desativar fade se distância entre fim e mix for menor que X segundos - Ao ativar essa opção, o fade out é ativado apenas para faixas onde a distância entre o fim da faixa (sua duração total) e o ponto de mixagem seja maior que o tempo específicado. Só é possível escolher ela ao ativar a opção de detectar fim de faixa por nível e o fade out com entrelaçamento.

Informação

No exemplo acima, há a demonstração de faixas onde o ponto de mixagem está a uma distância razoável do fim da faixa em si, como 10 ou 20 segundos. Para estas, pode ser interessante fazer o fade out na mixagem, para que a música não fique ainda tocando durante a introdução de outra até chegar a seu fim.

Para outras faixas, que tem uma distância menor como 3 a 5 segundos, pode ser mais agradável deixar soar o seu fim natural em vez de acrescentar mais um fade out sobre ela. Este é o objetivo de combinar as duas opções acima, aplicar o fade apenas onde é necessário.

Fades Variados e Pré-Carregamento

Fades Variados e Pré-Carregamento
Fades Variados e Pré-Carregamento
  • Ativar fade ao clicar em parar - Ao clicar no botão 'Stop', o player fará um fade em vez do corte seco.
  • Ativar fade ao 'Saltar para Próxima Faixa' - Ao clicar no botão 'Próximo' ou entrar um evento Imediato, o player fará um fade em vez do corte seco.
  • Stop com Fade nos Carimbos e Cartucheira - Ao clicar no Stop com Fade dos Carimbos e Cartucheira, será aplicado o fade no tempo específicado.
  • Ativar pré-carregamento de faixas - Carrega a próxima faixa e suas tags antecipadamente no tempo específicado.

A função de pré-carregamento é útil para caso você utilize dispositivos lentos, arquivos em rede ou drivers virtuais. O Salamandra então carregará o próximo áudio antecipadamente, para que não se prejudique as transições na mixagem.

Edição de Áudios e Armazenamento

Para uma boa mixagem, é importante que os arquivos estejam bem editados. O Salamandra é capaz de detectar os silêncios no fim da faixa através da detecção de ponto de mix, porém, NÃO faz esta detecção no início da faixa. Dessa forma, é importante que os trechos de início e fim dos seus arquivos de áudio sejam editados para a remoção de silêncios desnecessários.

Além disso, os áudios que vão para o ar devem estar armazenados em mídias de acesso rápido, sendo mais indicados HDs ou SSDs. Mídias como cartões de memória, pen-drives, CDs são bem mais lentas que um HD comum, o que irá gerar uma mixagem inadequada pela lentidão de acesso aos arquivos.

O mesmo vale para máquinas em rede e drives virtuais de nuvem como Google Drive, OneDrive e outros (no caso destes, depende da opção do arquivo estar disponível offline ou não!), que são dependentes da velocidade de carregamento da sua internet.

A opção de pré-carregamento vem para diminuir este inconveniente no uso de mídias lentas, porém, isto se aplica apenas no player para a passagem entre músicas. Disparos da Cartucheira, por exemplo, não são influenciados por esta opção, o que pode prejudicar uma dinâmica ao vivo.

O recomendado é deixar materiais como vinhetas, trilhas, comerciais disponíveis diretamente no seu HD ou SSD, ou em caso de drives virtuais de nuvem, ativar a opção de disponibilizar estes arquivos no modo offline. O acervo musical pode ficar armazenado em outros dispositivos ou modos, já que para estes a opção de pré-carregamento dará conta de eliminar a lentidão de carregamento.