Mixagem e Fade
Na aba de Mixagem e Fade você encontra todas as opções que controlam a mixagem do Salamandra. As configurações abaixo definem a plástica da transição entre os áudios, com diversos parâmetros que se combinam entre si.

Vamos entender um por um dos parâmetros com os exemplos abaixo.
Opções de Mixagem
As opções de entrelaçamento são o que controlam a posição onde a música irá mixar com a outra. São as três opções abaixo.

- Ativar entrelaçamento - Esta opção define um ponto de mixagem mínimo para o áudio a partir do final. Na imagem acima está definido 3 segundos, então em uma música de 3 minutos, mixará aos 2:57, por exemplo.
- Detectar ponto de mix da faixa por nível - Esta opção torna a mixagem dinâmica. Isso significa que o Salamandra procurará um ponto no áudio com o nível em db a partir do fim, iniciando da mixagem mínima.
- Não permitir que ponto de mix passe de - Esta opção é ativada apenas quando a deteção de ponto de mix está ativa. Ela limita até onde a mixagem dinâmica poderá varrer o áudio em busca de um novo ponto de mixagem.
Mixagem Dinâmica
A mixagem dinâmica é o que move o ponto de mixagem para um nível específico, deixando a mixagem mais fluída entre as músicas e removendo silêncios desnecessários.
No exemplo abaixo, configuramos igual na imagem acima: entrelaçamento em 3 segundos e o restante desativado.

Observe o traço vermelho, que representa o ponto de mixagem. Com a mixagem padrão em 3 segundos, para uma música de 03:58, ele então mixa em 3:55.
Ao ativarmos a opção de detectar ponto de mix da faixa por nível com -10db, o Salamandra automaticamente procurará um ponto de -10db desde o fim da faixa, a partir do ponto mínimo de mixagem, ou seja: em 3:54, 3:53, 3:52, etc - até encontrar um ponto de -10db.
Na música de exemplo, o ponto é encontrado em 3:47. Obsreve na imagem abaixo, como o traço vermelho se moveu em relação a mixagem anterior.

A mixagem dinâmica procura o ponto sem um limite pré-definido. Caso chegue ao início da música (a faixa inteira abaixo do nível em dbs), ele então usará o ponto de mixagem mínima.
Porém, para faixas que tem um trecho no fim mais silencioso, o ponto de mixagem pode viajar para um ponto bem distante do fim. Observe os mesmos parâmetros, mas sendo utilizado, com outra música de exemplo.

Na música acima, que dura 06:42, o ponto de mixagem foi definido 04:35, que é muito distante do fim. Para evitar essas situações, vamos ativar não permitir que ponto de mix passe de 12 segundos.
Dessa forma, temos a mixagem abaixo para esta música, definida em 06:30, que é o limite máximo a partir do final (06:42 - 12 segundos).

Dessa forma as três opções podem ser combinadas para fazer uma mixagem de acordo com o que você considera interessante para sua rádio.
Mixagem de Arquivos Curtos
Além da mixagem padrão, você pode também configurar um tratamento para arquivos curtos. O tratamento abaixo é aplicado somente para quando o tamanho do arquivo é menor que a mixagem definida em ativar entrelaçamento.

Por padrão, o Salamandra vem com a opção de não mixar ativa, para não engolir os arquivos curtos. Você pode escolher as três opções abaixo:
- Não mixar - Não aplica nenhum ponto de mix no arquivo.
- Mixar inteiro - Mixa o arquivo inteiro com a próxima faixa.
- Mixar após tocar (%) - Após tocar uma porcentagem definida do arquivo, faz a mixagem.
Fades
Você pode configurar os tempos de fade nas opções abaixo.

- Ativar fade in - Ativa o fade in, isto é, o fade no início da música, indo do volume zero ao volume máximo no tempo específicado.
- Ativar fade out - Ativa o fade out, isto é, o fade no final da música, indo do volume máximo ao zero no tempo específicado.
Opções de Fade Out
Para tornar o fade de saída da música mais dinâmico, há duas opções extras.
- Fade out junto com entrelaçamento - Ao ativar essa opção, o fade out é feito no ponto de mix.
- Desativar fade se distância entre fim e mix for menor que X segundos - Ao ativar essa opção, o fade out é ativado apenas para faixas onde a distância entre o fim da faixa (sua duração total) e o ponto de mixagem seja maior que o tempo específicado. Só é possível escolher ela ao ativar a opção de detectar fim de faixa por nível e o fade out com entrelaçamento.
Informação
No exemplo acima, há a demonstração de faixas onde o ponto de mixagem está a uma distância razoável do fim da faixa em si, como 10 ou 20 segundos. Para estas, pode ser interessante fazer o fade out na mixagem, para que a música não fique ainda tocando durante a introdução de outra até chegar a seu fim.
Para outras faixas, que tem uma distância menor como 3 a 5 segundos, pode ser mais agradável deixar soar o seu fim natural em vez de acrescentar mais um fade out sobre ela. Este é o objetivo de combinar as duas opções acima, aplicar o fade apenas onde é necessário.
Fades Variados e Pré-Carregamento

- Ativar fade ao clicar em parar - Ao clicar no botão 'Stop', o player fará um fade em vez do corte seco.
- Ativar fade ao 'Saltar para Próxima Faixa' - Ao clicar no botão 'Próximo' ou entrar um evento Imediato, o player fará um fade em vez do corte seco.
- Stop com Fade nos Carimbos e Cartucheira - Ao clicar no Stop com Fade dos Carimbos e Cartucheira, será aplicado o fade no tempo específicado.
- Ativar pré-carregamento de faixas - Carrega a próxima faixa e suas tags antecipadamente no tempo específicado.
A função de pré-carregamento é útil para caso você utilize dispositivos lentos, arquivos em rede ou drivers virtuais. O Salamandra então carregará o próximo áudio antecipadamente, para que não se prejudique as transições na mixagem.
Edição de Áudios e Armazenamento
Para uma boa mixagem, é importante que os arquivos estejam bem editados. O Salamandra é capaz de detectar os silêncios no fim da faixa através da detecção de ponto de mix, porém, NÃO faz esta detecção no início da faixa. Dessa forma, é importante que os trechos de início e fim dos seus arquivos de áudio sejam editados para a remoção de silêncios desnecessários.
Além disso, os áudios que vão para o ar devem estar armazenados em mídias de acesso rápido, sendo mais indicados HDs ou SSDs. Mídias como cartões de memória, pen-drives, CDs são bem mais lentas que um HD comum, o que irá gerar uma mixagem inadequada pela lentidão de acesso aos arquivos.
O mesmo vale para máquinas em rede e drives virtuais de nuvem como Google Drive, OneDrive e outros (no caso destes, depende da opção do arquivo estar disponível offline ou não!), que são dependentes da velocidade de carregamento da sua internet.
A opção de pré-carregamento vem para diminuir este inconveniente no uso de mídias lentas, porém, isto se aplica apenas no player para a passagem entre músicas. Disparos da Cartucheira, por exemplo, não são influenciados por esta opção, o que pode prejudicar uma dinâmica ao vivo.
O recomendado é deixar materiais como vinhetas, trilhas, comerciais disponíveis diretamente no seu HD ou SSD, ou em caso de drives virtuais de nuvem, ativar a opção de disponibilizar estes arquivos no modo offline. O acervo musical pode ficar armazenado em outros dispositivos ou modos, já que para estes a opção de pré-carregamento dará conta de eliminar a lentidão de carregamento.