Regras de Separação Musical

Além das pastas aleatórias comuns, a partir da versão 0.6.0 o Salamandra conta com as configurações de separação musical. Essas pastas aleatórias especiais consideram as regras para que não se repita a mesma faixa ou artista dentro de um determinado período de tempo.

Você pode adicionar as faixas aleatórias que respeitarão as regras de separação pelo menu Playlist > Adicionar arquivo aleatório de pasta (com separação).

Menu para adicionar as pastas com separação
Menu para adicionar as pastas com separação

As regras de separação apenas funcionarão na pasta com o símbolo azul. As pastas antigas, com o símbolo pardo NÃO OBECEDEM OS TEMPOS, apenas seguem a regra de tocar toda a música da pasta até não haver mais opção, para então repetir.

Para configurar os tempos a serem respeitados, você pode acessar o menu Ferramentas > Regras de Separação Musical.

Menu para acessar regras de separação
Menu para acessar regras de separação

Este menu abrirá a janela abaixo, onde você poderá configurar os tempos padrões para as pastas.

Tela de regras de separação
Tela de regras de separação

Note que você também pode configurar os separadores para como serão reconhecidos múltiplos artistas, deixando um por linha. O Salamandra já vem com alguns identificadores padrões, mas você pode adicionar e remover ao seu gosto.

Há a opção também de usar apenas o artista principal para separação. Caso ativada, apenas o primeiro artista reconhecido nas músicas será considerado para as regras. Mesmo ativando esta regra, ainda é necessário definir os separadores que você utiliza para que o Salamandra saiba quem são os artistas principais e os secundários.

Como o Salamandra identifica os artistas?

Para que o Salamandra possa identificar os artistas de suas músicas, seu acervo deve estar bem organizado, seja via tags ou nome de arquivo. Primeiro, o Salamandra checa as tags de artista e título da faixa, caso tenha informações nesses campos, o que tiver informado neles será considerado.

Observe a imagem abaixo de exemplo. Este arquivo tem suas tags preenchidas. Dessa forma, o Salamandra puxará as informações da tag para reconhecer os artistas.

Exemplo de Editor de Tags
Exemplo de Editor de Tags

O Salamandra não contém um editor de tags, mas recomendamos como editor o programa Mp3tag.

Atenção

Observe que o Salamandra não tem como validar se as informações das tags são corretas ou não! Dependendo da fonte onde você conseguiu o arquivo de uma música, podem vir informações preenchidas ali que não correspondem a canção de fato.

Nesta situação, cabe a você como usuário organizar seu acervo corretamente para que a automação possa aplicar as regras.

Caso não haja nenhuma informação nas tags do arquivo relacionadas à artista e título, o Salamandra detectará através do nome do arquivo. O nome dos arquivos devem estar no formato ARTISTA - TÍTULO para serem detectados. Tendo um hífen no arquivo, o Salamandra captará a informação antes do primeiro hífen como o artista, e o restante como título da música.

Exemplo de Nomes de Arquivo
Exemplo de Nomes de Arquivo

Na imagem acima, veja que há dois arquivos "Michael Jackson - Beat It", que será reconhecido corretamente por ter o hífen. Já o arquivo "Alicia Keys Time Machine" terá apenas o título reconhecido, por não ter hífen, não haverá a detecção do artista.

O Salamandra detectará também se a canção tem múltiplos artistas através dos separadores, mas pra isso, as músicas tem que estar bem organizadas. Seja via tags ou nome do arquivo, múltiplos artistas devem estar no mesmo campo: "Artista1 feat. Artista2 - Título", por exemplo.

Caso esteja "Artista1 - Título feat. Artista2", o segundo artista não será detectado. Outra coisa a observar é que os nomes do artista também devem ser padronizados, "Beatles", por exemplo, se houver músicas como "Beatles", outras como "The Beatles", ou "Os Beatles", estes serão considerados como artistas diferentes.

Artistas Compostos

É importante também padronizar os separadores para que não se separe incorretamente artistas compostos. Caso você utilize o caracter "&" como separador, por exemplo, pode separar artistas "Zezé di Camargo & Luciano", sendo que de forma geral, estes artistas são tratados como um só.

Nestes casos, o melhor é utilizar caracteres como vírgula, ponto e vírgula, ou então palavras já padronizadas como separadores, como "feat." ou "part.".

Configuração Customizada

As configurações definidas no menu Ferramentas > Regras de Separação Musical são globais. Elas valerão para todas as pastas com o ícone azul. Se você considerar as regras escolhidas no menu o suficiente para seu acervo, não há necessidade de fazer mais nada.

Porém, se você desejar fazer ajustes finos, como no exemplo acima, é possível fazer customizações nas faixas individualmente em cada playlist. Você pode clicar com o botão direito sobre ela na playlist e acessar a opção de Editar atributos da faixa.

Editar Atributos da Faixa
Editar Atributos da Faixa

Será aberta para você a janela de edição de atributos da faixa, onde você pode escolher o modo de seleção de faixa e os tempos de separação. Caso você não ative as opções de customização, serão utilizada as opções padrão. Para os tempos de separação, é possível utilizar o tempo 0 (zero), para desativar aquela regra específica.

Tela de Edição de Atributos
Tela de Edição de Atributos

As pastas que tem uma configuração customizada estarão com a informação (Customizada) em itálico ao lado de seu nome. O atributo definido só funcionará na faixa específica configurada! Se você tiver várias cópias do mesmo caminho na playlist, será necessário copiar e colar novamente se você desejar replicar a mesma customização em todas.

Observe também que para guardar estas customizações, você deverá salvar a playlist como .m3u, .slrot ou .slseq. Os formatos .lst, .rot e .seq são formatos legados e NÃO SUPORTAM qualquer espécie de customização individual de cada faixa da playlist.

Caso você salve nestes formatos legados, todas as suas customizações serão perdidas e as pastas irão utilizar as regras globais. Veja as caracteristicas de cada formato de playlist no tutorial de playlist.

Nos eventos, você também pode customizar os atributos de uma faixa clicando no botão de engrenagem ao lado do caminho da pasta.

Editar Atributos de Eventos
Editar Atributos de Eventos

Como funcionam as regras de separação?

Para as regras de separação funcionarem corretamente, suas pastas devem ter música o suficiente para aplica-las. Caso as pastas não tenham, o Salamandra selecionará uma faixa aleatória sem obedecer as regras.

Quando isso acontecer, você poderá ver no registro em texto ou no histórico a informação ao lado do nome do áudio: Picked at random. Couldn't apply separation rules. (Selecionado aleatoriamente. Não foi possível aplicar regras de separação.).

O Salamandra faz essa seleção aleatória em vez de pular ou ignorar a pasta para que não se quebre a sequencia que foi planejada na playlist. Para evitar este inconveniente, é importante analisar a variedade de artistas e músicas que você tem em uma pasta.

As regras por padrão pedem que as faixa não se repitam por 1440 minutos (1 dia). Caso uma de suas pastas que está na playlist tenha menos do que isso, essa pasta correrá o risco de ter repetições.

Caso você tenha uma média de duração das músicas de 3 minutos, isso corresponde a 480 músicas (1440 / 3). Você pode calcular a separação pelo número de músicas e uma duração média, para atender ao seu número de músicas.

O mesmo vale para os artistas. É importante analisar a quantidade de artistas que tem em uma pasta, para ajustar as suas regras de acordo. Caso as pastas tenham poucos artistas ou seja de um único artista, também haverá o risco de repetição. Para estas pastas específicas, você pode utilizar a opção de editar atributos para escolher uma configuração que seja conveniente.

Para pastas que tenham um único artista, por exemplo, você pode configurar da seguinte forma:

Exemplo de Nomes de Arquivo
Exemplo de Nomes de Arquivo

Observe que tenho a mesma pasta várias vezes em minha playlist. Como desejo fazer um especial de um determinado artista, uso as pastas com separação para utilizar as regras, porém em seu atributo, desativo a regra para artista com valor 0 (zero).

Dessa forma, ele continuará seguindo as regras padrão de repetição de faixa, evitando de correr o risco da mesma música de tocar duas vezes. Caso eu não desativasse as regras para artista, haveria o risco de ambas as regras serem ignoradas.